fazenda-para-casamento-dona-catarina-9

Casamento na Fazenda: Prós e Contras

Casamento na fazenda: estilo e personalidade. Hoje em dia é comum pensar que nem toda noiva ou noivo sonham em seguir “as regras” e o tradicionalismo, casando-se em igreja de véu e grinalda. Cada vez mais casais sonham com cerimônias de casamento mais intimistas, autênticas e capazes de transmitir a verdadeira essência do casal. Não surpreendentemente, o casamento na fazenda é tido como uma das principais apostas desses casais.

Uma festa íntima com carinha de interior, sob céu aberto e em meio à natureza, com decoração diferenciada, flores espalhadas por todo local e, claro, a sensação de aconchego e carinho da família reunida. Pensando nisso, elaboramos esse guia com os prós e contras de um casamento na fazenda (e como contornar os contras). Fique com a gente e confira!

(Ah, caso o perfil do casal seja um pouco menos countryside e mais praiano, não deixe de conferir nossas 10 dicas para o casamento na praia perfeito, heim?)

7 PRÓS DO CASAMENTO NA FAZENDA:

casamento-fazenda-santa-gertrudes-56

  1. Contato com a natureza: a paisagem natural, o clima de interior, o ar puro, o orvalho matutino ou a brisa do entardecer (sem falar no pôr do sol), o canto dos pássaros…
  2. Tradição e memória afetiva: origem no campo, o convívio com os avós na fazenda, a memória da trajetória da família, etc. Se identificou? Este é um bom indício de que é uma boa ideia realizar um casamento no campo ou na fazenda, cheio de biografia, nostalgia e amor!
  3. Fuga do urbano e do espaço tradicional: dentre as diversas vantagens do casamento na fazenda, esta é com certeza uma das mais atraentes. Fugir do espaço tradicional (e do caos urbano) cria um clima descontraído que agrada aos mais diversos perfis de convidados e, claro, os noivos.
  4. Destination Wedding: os convidados poderão aproveitar a família e o local por muito mais tempo, já que chegarão com antecedência e poderão passar o final de semana reunidos.
  5. Flexibilidade para o vestido: uma festa na fazenda permite vestidos leves e retos, cheios de personalidade, mas sem impossibilitar as noivas que preferem o visual “princesa”, com vestidos volumosos para arrasar com o coração do noivo e convidados.
  6. Fotografias incríveis: a cerimônia e a festa terão um cenário encantador, e os fotógrafos poderão fazer fotos e vídeos incríveis, aproveitando muito o cenário e a luz natural.
  7. Gastronomia sem igual: a gastronomia poderá ser trabalhada nos seus cinco sentidos. Ter uma festa com um cardápio cheio de surpresas, com muita variedade e fartura, é essencial para “sobreviver” a duração prolongada do casamento na fazenda. Vale a pena um charmoso coquetel, banquetes com pratos variados, menu da pista, e uma mesa de encerramento repleta de gostosuras! Além disso, vale caprichar na quantidade e variedade das bebidas, talvez através de uma ilha de drinks bem pertinho da pista de dança, principalmente caso os convidados sejam bem animados 😉

 

3 CONTRAS DO CASAMENTO NA FAZENDA (E COMO CONTORNÁ-LOS):

0110_fotos-de-casamento-stefanie-e-douglassitio-uedasprenatto-nomura-fotografia

  1. Logística: muitos casais (e suas famílias) se preocupam com a questão da localização. Pegar a estrada, pedágios, tempo de viagem, etc. Por isso, é importante avaliar (com muita antecedência) a logística para não surpreender negativamente os convidados: prover todas informações necessárias para os convidados, ter um roteiro com a sugestão de programação para o final de semana, etc. Quanto mais informações o convidado receber, mais preparado ele estará para ter um final de semana incrível e cheio de recordações para toda a vida! Se pensada com bastante carinho, a logística torna-se simples e livre de dores de cabeça, e então é só aproveitar e reconhecer a magia e a beleza do casamento na fazenda.
  2. Hospedagem: com exceção daqueles que tiverem casas de campo, chácaras ou sítios na região, os convidados terão de se hospedar nas redondezas da fazenda. Quando deixado para última hora, esta tarefa se torna árdua, estressante e desanimadora. Não deixe de planejar essa questão com muito carinho e antecedência para não aborrecer os convidados! A contratação de uma assessora capacitada pode ser fundamental para prover todo o suporte técnico necessário para seus convidados, principalmente no que diz respeito a logística de chegada, transporte de vans, hospedagem, cronograma de festa, etc…
  3. Mal tempo: uma das maiores preocupações dos casais planejando um casamento ao ar livre, a chuva pode ser uma surpresa inconveniente, mas jamais capaz de “arruinar” o evento. O espaço deve ser responsável por um plano B (como áreas cobertas e com infraestrutura preparada), a época do ano para o casamento deve ser verificada com antecedência e, principalmente, os noivos devem estar totalmente desprendidos e preparados para esta possibilidade que, no final das contas, é imprevisível.

 

Viu? Um casamento na fazenda pode ser (e com certeza será) uma experiência incrível e inesquecível para ambos noivos e convidados. As vantagens são inúmeras e os pouquíssimos contras podem ser completamente evitados, ou no mínimo amenizados, através de um bom planejamento.

Por isso, o mais importante é que o casal faça o que sonha. O casamento deve ter muito amor envolvido, contar com a sabedoria dos entes queridos, com a amizade e o carinho dos amigos e muita festa. É um momento de lembranças, nostalgia e recordações (dos dias lindos e cheios de risada ou até mesmo das noites tristes em que a família se manteve presente e unida). É momento de celebração, de expectativas, de histórias, de retratos e de magia que nem o tempo e a velhice poderão apagar. Marque a história da sua família com uma celebração de casamento na fazenda e deixe que o ambiente incrível e as boas energias do cenário e dos convidados marquem esta data com recordações abundantes, emocionantes e eternas.


O buffet Saint Morit’s conta com muitas décadas de experiência e pode te ajudar a planejar o cardápio perfeito para o cenário escolhido e perfil dos convidados. Entre em contato, sem compromisso, e saiba como podemos ajudar 🙂


Sem comentários

Postar um comentário